No dia 19 de Maio fomos à cestaria de S. Miguel.
Ao chegar, as duas turmas separaram-se, um grupo foi para o Senhor Arménio que é especialista em trabalhos com madeira e o outro grupo foi para a Senhora Maria José que é especialista em trabalhos com a taboa.
Primeiro fomos ao sr. Arménio. Ele mostrou-nos a urze, vinda da mata, que usa como matéria-prima. Ele usa a urze porque é mais dura, não deita cheiro nem sabor, para isso ele faz o esboço e a partir daí coloca-o em água para não rachar. Também o coloca a ferver em água para lhe retirar o óleo.
Para fazer todos os seus trabalhos ele usa: a enchó, o lápis, a régua, a máquina de cortar, o serrote e a legre.
A seguir fizemos um intervalo para lanchar e brincar.
Regressámos e fomos para a senhora Maria José que nos mostrou como se faz um empalhamento de uma cadeira utilizando a taboa como matéria-prima.
Vimos os vários passos do processo do empalhamento. Durante a actividade, a senhora disse que ia apanhar a taboa perto de água, onde a deixava secar durante 15 dias e depois armazenava-a. Quando precisava dela, para os seus trabalhos, tinha de a molhar, para ficar macia. Para facilitar o seu trabalho a Dona Maria José utiliza alguns instrumentos como: o maço, a sovina e a cunha.
Finalizámos a visita com a observação dos muitos e maravilhosos trabalhos que estes artesãos fazem no dia-a-dia.
Regressámos à escola com mais conhecimentos e com vontade de aprender coisas novas.
(A turma 4º -D)